A soma dos olhares de mãe e filha levou a criação da marca baiana Atitocou, que utiliza sofisticados processos de transformação de matéria-primas em busca de uma linguagem autêntica dentro da joalheria contemporânea, sem deixar de carregar um valor ancestral tanto pelo material, quanto pelo saber manual e o design de adornos.
Carla de Carvalho é artista plástica, joalheira e mãe. Maíra Rodrigues é designer de joias e filha, a qual cresceu sob forte influência artística que presenciou de berço.
Foi em 2013, elas criaram a marca e, juntas, foram conquistando espaços, exposições e o 8 Prêmio do Objeto Brasileiro com o “Colar Herança“, nome que fiz muito sobre a parceria entre elas.
A principal matéria prima utilizada na criação das joias Atitocou é o coco da palmeira de piaçava, a própria piaçava, que sempre foi utilizada pelos povos indígenas para trançados de uso geral, além de materiais de cobre e prata reciclados, latão e papeis coloridos, sempre em busca de criar joias sustentáveis e originais.