Ações do Mandarina

A Bahia tem diversos núcleos produtivos que fazem trabalhos criativos de uma identidade única em comunidades de baixa renda.

O Instituto Mandarina traz conhecer melhor, sensibilizar, valorizar estas produções, cultura popular, potencializando vocações criativas e produtivas destes talentos. Buscando um caminho para a geração de renda destas comunidades e o reconhecimento das riquezas culturais e artísticas de produção artesanal da nossa terra, traçando uma rede baiana.

O QUE VIEMOS FAZENDO

Escuta em Campo

Como início do seu trabalho com as potências criativas da Bahia, o Mandarina mapeou os núcleos criativos do Estado, suas identidades e realizou uma escuta que resultou em diagnóstico aprofundado. Com uma equipe composta por designer, artista plástica, assistente social, escritor e historiador, visitou territórios, numa viagem de prospecção por regiões na Bahia.

Identificando coletivos produtivos, através de conversas com lideranças e indivíduos, olhando para seu histórico, potencialidades, dificuldades, processo produtivo, matéria-prima, ambiente, comercialização, escoamento, embalagem, comunicação, parcerias, organização, histórias, músicas, festas tradicionais e até sua espiritualidade.

Este material resultou numa compreensão detalhada, a partir da qual e com a análise das informações abrangentes das regiões, do Recôncavo ao Litoral Norte, se mostraram potencializadoras para a consolidação de práticas produtivas sustentáveis e com identidade cultural.

A partir de toda essa imersão, elaboramos um profundo diagnóstico e um plano detalhado de ações para cada população detentora desse conhecimento artístico.

 

ASSESSORIAS

Viviane Fortes
Gestão, com ênfase no eixo cultural e humano
Consultora na fase de mergulho diagnóstico do Projeto Lina

Paula Dib
Designer: gestão dos processos com ênfase no eixo produto
Consultora na fase de mergulho diagnóstico do Projeto Lina

Diretrizes

Visando a inclusão social e o combate às desigualdades na Bahia, o Mandarina impulsiona a geração de renda para pequenos empreendedores da Bahia, investindo no fortalecimento das instituições sociais que atuam com este foco, atuando em 4 diretrizes:

  • Gestão: Ferramentas que auxiliam as organizações a gerirem seu recurso com autonomia e estratégia, com foco na gestão, conhecimentos técnicos, administrativos e de comercialização
  • Revitalização Sedes: Investimentos nos espaços físicos de organizações sociais, no sentido de melhores condições de produtividade e conforto, criando seus espaços de expressão
  • Investimento e Fomento: Aporte de capital social para o desenvolvimento de negócios, através da organização de editais
  • Rede de Parcerias: Ponte entre organizações, iniciativas públicas e privadas, que potencializa as vocações produtivas da Bahia, levando desenvolvimento ao território, numa malha de relacionamentos que trazem visibilidade e recursos para os projetos

CONTEÚDO E RESULTADOS

Então a princípio nesta viagem visitamos 12 localidades na Bahia divididas em diferentes regiões, abordando basicamente três tipologias e suas variantes do artesanato local.

Baia de Todos-os-Santos
Maragogipinho

Estrada do Coco
Cachoeira do Edgar, Diogo, Massarandupió, Sauipe, Subauma, Praia do Forte

Recôncavo
Cruz das Almas, Cachoeira, São Felix, Santo Amaro, Coqueiros, Itapema, Saubara

Zona Urbana de Salvador
Dias D’ávila

Segue um pouco do que encontramos.
Clique nas imagens abaixo para saber mais sobre essas localidades e o artesanato ali produzido.

Maragogipinho

Aratuípe

• Considerado pela Unesco o maior centro cerâmico da América Latina, este artesanato reúne mais de 100 oleiros nas suas ruas. As peças produzidas do barro, utilitárias ou decorativas, dão origem a potes, moringas, vasos, pratos, tigelas, jarros e esculturas que são comercializadas em todo o Brasil.

• Os produtos são confeccionados de maneira tradicional, à mão ou com a utilização de tornos, forno a lenha e pintura à mão com a tinta Tauá e a Tabatinga, pigmentos de tipo mineral, reconhecidos em técnicas ameríndias ancestrais.

• A tradição, os conhecimentos e técnicas foram transmitidos por diversas gerações, influenciadas por indígenas e escravos, sendo uma das artes seculares mais tradicionais da Bahia.

• Visitando associações, ateliês, artesãos e suas olarias percebe-se que a Associação funciona também como um elo entre os artesãos e as diversas oportunidades de divulgação e comercialização dos seus produtos, em feiras, eventos, rodadas de negócios e recebimento de grandes encomendas.

• Em pesquisas de suporte à nossa visita, identificamos uma grande quantidade de estudos e teses de Centros e Universidades importantes (USP, UFBA, UFRB).

• Assim como inúmeras capacitações feitas por empresas, entidades públicas (SEBRAE, Instituto Mauá, Secretarias de Estado) grandes Fundações de desenvolvimento (como a de fomento agrícola, EBDA), organizações de apoio turísticos e ambientais (Rede Baia de Todos os Santos), redes e plataformas de apoio (Artesol).

• E inclusive iniciativas institucionais como o “Selo de Qualidade”, fundamental para categorizar e valorizar as peças nos seus diversos níveis, conferindo credibilidade e admiração pela legitimidade da sua origem e qualidade na sua produção.

Cachoeira do Edgar

Esplanada

• O artesanato local inclui trançados, cestarias em cipó e palha de piaçava, aplicando conhecimento indígena na produção de acessórios e objetos decorativos: bolsas, cestos, vasos, tapetes, esteiras, luminárias, jogos americanos e baús.

• Estão organizadas em uma Associação com uma linda história de origem familiar que ajudou no crescimento da comunidade: sua fundadora fazia trançado de piaçava para ajudar a família e, assim como ela, as mulheres do grupo usam a renda do projeto para o próprio sustento.

• Novamente encontramos apoios diversos relacionados a esta produção, como a Nau Cultural e Artesol, ajudando inclusive a divulgar seus lindos produtos em revistas de decoração e outras mídias.

Diogo

Imbassai

• Seu colorido e belo artesanato local são os trançados de palhas (bolsas, decorativos, esteiras) renda de bilro e outros bordados. As artesãs estão organizadas em Associação e sobre estas produções também existem estudos importantes como da UFBA e apoios de desenvolvimento deste Litoral Norte (Cesol).

• Sua localização excepcional, na maravilhosa praia de Imbassai, mantem sua beleza natural intacta, mas já trazendo um turismo vindo inclusive de outras praias da região.

• Por conta deste turismo, a praia de Imbassai tem uma forte presença na gastronomia, inclusive no importante Festival Gastronômico na Praia do Forte, balneário mais buscado no litoral Norte da Bahia.

• Sendo assim os restaurantes do local, com deliciosas moquecas de peixes, camarão, mariscos, lagosta, são muito frequentados por toda a região, com forte influência na economia local, especificamente para a demanda deste rico e original artesanato.

• Vemos então, em frente aos maiores restaurantes, as lojinhas de bolsas, chapéus e outros itens artesanais.

Cachoeira

• O mais importante centro de cultura histórica da Bahia.

• Refletido na sua arquitetura, nas suas ruas, nos seus restaurantes e locais, nos seus hábitos, na sua gente: moradores, turistas e admiradores.

• Portanto um centro polarizador de visitas e de vendas do artesanato.

• Temos aqui como referências acadêmicas e históricas o Centro de Artes Humanidades e Letras, da UFRB, o Museu Regional de Cachoeira (sede do IPHAN) o Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte, o Arquivo Público e muitas outras.

Sauipe

Entre Rios

• O artesanato da piaçava é uma das atividades tradicionais das comunidades da região e os artesãos, além de associações, estão também organizados em Cooperativa.

• A economia local gira em torno do grande empreendimento “Porto de Sauipe” que concentra vários Resorts, de cadeias nacionais e internacionais, muito visitados.

• Em torno deste, o Instituto Berimbau buscava atuar como agente catalisador do desenvolvimento local na região baiana, visando gerar trabalho e renda, além de estimular o fortalecimento das entidades comunitárias, ajudando por exemplo a fundar a cooperativa local.

Neste resort funciona inclusive a maior loja distribuidora dos produtos des`te artesanato, na costa do Sauipe. Lá acontecia uma interessante “experiência” de artesanato do trançado Tupinambá, com oficinas em palha de piaçava, junto com as artesãs, técnicas básicas para que os usuários do Resort aprendessem a montar diversos acessórios.

Além deste empreendimento, o artesanato local também é apoiado pelo Centro de Artesanato da Bahia e entidades nacionais como Artesol. Seu lindo e rico artesanato é comercializado em lojas dos grandes centos econômicos do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro.

Diversas entidades e profissões completamente diferentes das artísticas também se interessam por estas artesanato, até com palestras da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Recentemente o artesanato de Sauipe teve participação especial no importante feira “Origem Week” em Salvador.

Cruz das Almas

• Aqui encontra-se a importante Universidade do Recôncavo (UFRB), base das referências históricas, culturais e estudos sobre a região.

• Incluindo-se claro o artesanato baiano, suas influências e raízes afro, na escravatura, no candomblé, na música, na gastronomia, nas suas gentes, hábitos e formação.

Praia do Forte

Mata de São João

• Maior vila da região, mais importante centro de turismo, residencial e comercial do Litoral Norte da Bahia.

• Portanto, aqui se concentra a maior rede de escoamento do artesanato local e de todo o litoral. Com muitas lojas, galerias, shopping e centros de distribuição dos mais variados e belos produtos de arte e artesanato da Bahia

• Aqui também ocorrem grandes festivais, de música, de artes, de gastronomia: enfim, um polo natural de atenção para toda a produção artesanal do Estado da Bahia.

Coqueiros

Maragogipe

• Artesanato local: cerâmicas utilitárias em panelas para comida baiana, frigideiras para moquecas, seus artesões estão organizados na Associação Ceramista.

• A referência afro-indígena está presente no trabalho desta comunidade e caracteriza-se pelas técnicas utilizadas, saberes e fazeres ancestrais, com um processo ultra original e sofisticado de queima das peças.

• Estas vasilhas refratárias, lá chamadas de frigideiras, são peças indispensáveis na gastronomia baiana para cozimento das moquecas e ensopados e lá sentimos que correm risco de extinção já que a técnica não está sendo devidamente sucedida às novas gerações.

• Na sua grande maioria são senhoras idosas, com sua maior representatividade na “Dona Cadú”, 104 anos de idade, que merece memorial e um premiado documentário, filme com participação do referente artista de Salvador, Menelaw Sete.

• O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, na Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (lei Aldir Blanc) no Governo Federal, Ministério do Turismo.

Massarandupió

Entre Rios

• Seu artesanato mais representativo são os trançados de palhas (bolsas, decorativos, esteiras) das artesãs, reunidas em Associação.

• Já muito divulgado em importantes redes de TV abertas, canais de vídeos e outras mídias.

• Diversas iniciativas ligadas ao turismo, à proteção ambiental, às praias (até uma vila de naturismo) estão presentes como o Instituto Imbassai. Famílias interessadas também contribuíram, como a de Antônio Matutes, dirigentes do projeto Aguaduna, que doaram a sede do Centro Artesanal.

• As artes locais merecem consistentes estudos, teses de Universidades e Centros: Unijorge, UFBA, Universidade Nassau, Observatório Geográfico. Várias capacitações também já foram feitas aos grupos artesanais: como o da Bahia Econômica e apoio de plataformas como a Artesol.

• Novamente, pela atração turística, fruto da grande beleza local, o cliente principal do seu artesanato é um mega resort da região: O Grand Palladium.

São Félix

-Vizinha de Cachoeira, separadas apenas pelo rio Paraguaçú e uma histórica ponte metálica, também reflexo de Cachoeira, suas visitas e fama, mas com sua própria identidade cultural.

Subauma

Esplanada

• Artesanato local: trançados de palhas (bolsas, decorativos, esteiras).

• Aqui entramos em contato com as artesãs, checamos suas associações, cooperativas e também analisamos seus apoios, possíveis clientes, parceiros e estudos já feitos.

Santo Amaro

• Aqui o maior e intrínseco traço cultural é o sincretismo religioso, com presença representado por centenas de Terreiros de Candomblé, forte aliás em toda a Bahia.

• Estas influências são sentidas em tudo: na linguagem, nas ações diárias, fazeres e saberes da população e claro, no artesanato, visto também de forma magnífica nas brancas trajes das baianas, das Mães e Pais de Santo.

• Temos assim na cidade várias referências turísticas, acadêmicas, históricas: Solar do Biju, Solar de Araújo Pinho (Casa do Samba de Roda, inaugurada por Gilberto Gil e dona Canô Veloso, mãe de Caetano).

• Na igreja Matriz de Nossa Sra. da Purificação as famosas missas e aniversários celebrados por Maria Bethânia, Caetano e familiares.

• Um dos eventos mais significativos desta religiosidade é o “Bembé do Mercado”.

Praia de Itapema

• Localizada no município de Santo Amaro, seu nome tem origem indígena e significa “pedra angular”.

• A praia tem mar calmo e propício aos espores náuticos, localizada entre manguezais e próxima a um vilarejo, com destaque para ilhotas e bicas de água doce.

• Aqui nesta praia acontece a grande festa religiosa do Candomblé, com a entrega das oferendas à Iemanjá, do Bembé do Mercado de Santo Amaro.

Saubara

• É a “praia de Santo Amaro” a 94 km de Salvador, na região do recôncavo baiano, interior da Baía de Todos os Santos, o município fica próximo à foz do rio Paraguaçu e por isso tem uma paisagem rica e variada, com praias, falésias, áreas de manguezais, mata atlântica, rios e cachoeiras.

• A principal fonte de renda da população vem da pesca artesanal, atividade masculina, e da mariscagem, atividade feminina.

• Os artesãos estão em Associação, que tem inclusive loja para apoiar a escoamento dos seus produtos.

• O dia das mulheres de Saubara é ritmado pelas marés e suas horas dividem-se entre suas duas ocupações principais: o artesanato e a mariscagem. Isso porque é o movimento das águas que definem a possibilidade de coleta dos mariscos, enquanto a renda ou o trançado completam o dia de trabalho. Sendo assim o artesanato, como renda de bilro e trançado de palha, são atividades complementares realizadas nas horas vagas, que garantem renda extra às artesãs.

• Cada qual com suas características individuais, utilizando matéria prima e técnicas diversas, conservam em comum o fato de serem ambas ocupações femininas, domésticas e passadas de mãe para filha e sendo assim a geração de renda está intimamente costurada à valores afetivos.

• O Trançado de Palha é tradição herdada das índias Tupinambás, antigas habitantes da região, trabalha com a palha seca da palmeira de Ouricuri ou licuri, em produtos diversos como bolsas, mocós, chapéus, esteiras e utilitários domésticos.

• O desmatamento para loteamentos e pastagens, tem reduzido o número de palmeiras e dificultado o acesso das artesãs à matéria prima essencial para a produção.

• Já a Renda de Bilro, de herança portuguesa, a técnica de tecer com bilros instalou-se no território há mais de quatro séculos.

• A localidade e seus artesanatos têm apoios de redes como Artesol, Redebts (Associação de Artes) Ômi Rendero (Sinl Cardoso) e até de grandes empresas da região como a Ferbasa. Assim como iniciativas “públicas”, com apoio do Sebrae, no programa Bahiarte, em parceria com o antigo Instituto de Artesanato Mauá e a forte na região, a Associação Movimento João de Barro.

• Assim como seminários, palestras e consultorias de associativismo, ações que atualizaram as técnicas tradicionais, propondo a otimização do uso da matéria prima, acabamento diferenciado, novos produtos, além de trabalhar também em estratégias de gestão e venda.

Dias d’Ávila

• Artesanato local: rendas de bilro, bordados, costuras, crochê, vidros, couro

• A pouco mais de 50 km de salvador, Dias D’ávila é conhecida por suas fontes de água mineral de propriedades medicinais e muito antes de sua emancipação política, em 1985, o município era destino turístico e local de veraneio.

• Em 1978 houve a instalação do primeiro polo petroquímico planejado do país em Camaçari e então ocorreram intensas transformações das paisagens e populações locais quando a cidade passou a ser uma cidade dormitório para os trabalhadores industriais. Nesta configuração, muitas das tradições rurais transformaram-se rapidamente, gerando situações de instabilidade e violência e por isto lá artesanato é tão essencial, pois reordena esses espaços criando outras realidades possíveis através do trabalho manual e da convivência comunitária.

• Contaram com parcerias como Sebrae, Instituto Mauá, Centro Público de Economia Solidária com mais de 2000 mulheres capacitadas profissionalmente ao longo de 20 anos.

• Registram conquistas como o prêmio BNDES de boas práticas em economia solidária, prêmio servidor cidadão, parcerias com conhecidas marcas como a de cosméticos L’Occitane e expuseram por 3 anos consecutivos em Lyon, na França.

• Também projetos da lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal (SEMEC) ação que tem como objetivo oferecer cursos gratuitos ministrados pelas próprias artesãs associadas, que assim recebem por hora aula: “Fomentar, promover e apoiar o ensino de práticas produtivas, cooperativistas e associativas de valor cultural e/ou econômico como forma de gerar ocupação e renda para as mulheres, adolescentes, jovens e adultas”.

• Aqui estas artes manuais seriam uma forma de assegurar autonomia e gerar renda para as mulheres que viviam fora do mercado de trabalho com baixa auto estima, um espaço de união e transmissão dos conhecimentos, conectada à ideia fundamental que é a valorização social e cultural através do trabalho, enquanto perpetua o conhecimento da técnica.

Mostra de Arquitetura e Design

Valorização do artesanato para que o público tenha o desejo de consumir as peças feitas por essas comunidades.