17/01/2025

COP 30 e as tendências do terceiro setor em 2025

Pela primeira vez, a COP 30 será realizada no Brasil, nos dias 06 e 07 de novembro de 2025, em Belém do Pará. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é considerada um dos principais eventos do mundo, onde líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as alterações climáticas.

Sendo uma cidade brasileira a sede do encontro, a filantropia regional deve liderar debates significativos, passando por assuntos complementares e de grande importância para os planos de mudança. São eles:

Fortalecimento da democracia – Ampliar o entendimento sobre o tema e promover acordos e preservação do Estado Democrático de Direito.

Avanço da equidade – Promover a equidade de grupos minoritários, visibilizando exemplos concretos e diversidade.

Desenvolvimento sustentável – Promover a mudança de hábitos de consumo e redução de desmatamento.

Cultura de doação – Ampliar o conceito de doação para além do financeiro e aprofundar o debate sobre diferentes culturas de doação.

Como anfitriões do evento, nós, brasileiros, nos vemos diante da oportunidade de ocupar um lugar de protagonismo. Especialmente quando a Conferência será realizada onde encontra-se uma das maiores riquezas do país e do mundo: a Amazônia, um território ávido por preservação.

Belém do Pará irá receber mais de 50 mil pessoas, incluindo líderes mundiais e indígenas da região, que terão maior visibilidade para desenvolver diálogos onde sua cultura de preservação e as florestas estejam no centro dos debates.

Para um evento dessa magnitude, reformas estão sendo feitas na cidade, no entanto, é preciso atenção para que a reestruturação não gere impacto negativo no meio ambiente, indo de encontro justamente ao propósito da Conferência, o de preservação da natureza e o compromisso com a sustentabilidade.

VEJA TAMBÉM