04/11/2025

Aos 7 anos, menino criou um banco financeiro para crianças

José Adolfo Quisocala é o nome do garoto peruano que, aos 7 anos, teve uma ideia que mudaria a vida de milhares de crianças. Inspirado pelo exemplo de poupança em sua família, ele criou o Banco Del Estudiante Bartselana, pensado para as crianças, que passariam a poupar através da reciclagem.

Observando o lico acumulado nas ruas de sua cidade, José Adolfo encontrou uma solução criativa: transformar materiais recicláveis em uma forma de gerar renda. Assim, cada criança podia aprender sobre dinheiro enquanto cuidava do planeta.

No banco, os pequenos clientes definem metas de poupança e só podem sacar o dinheiro quando as atingirem. Para participar, precisam entregar uma quantidade mínima de recicláveis todos os meses, unindo disciplina, consciência ambiental e responsabilidade financeira.

A iniciativa promove educação financeira e ambiental de forma prática e acessível, reduzindo o lixo e despertando uma nova geração para o consumo consciente.

O projeto conquistou o reconhecimento internacional como exemplo de inovação social e inspiração para escolas e ONGs.

Gostou? Uma história que representa o motivo pelo qual o Instituto Mandarina investe no desenvolvimento de crianças e jovens, com foco na geração de renda e na construção de um futuro sustentável.

Onde há educação, nascem oportunidades, e com elas, a chance de realizar um futuro próspero.

VEJA TAMBÉM