Em 2024, fizemos uma série que publicamos no Instagram (@institutomandarina) e aqui no blog, chamada “O que a Bahia tem e o México tem também”, onde mostramos a similaridade entre os artesanatos baianos e mexicanos. Fomos à mercados populares, feiras de rua, visitamos uma produção de cerâmicas e o museu de arte onde artesanatos estão em lugar de prestígio, formando interessantes instalações e contando a sua história e influência.

Este ano, retornamos ao país, sempre com um olhar curioso e a Bahia em pensamento, e, desta vez, fizemos alguns registros em uma das mais famosas lojas de decoração presente no México, a Muy Mucho, para compartilhar mais da estética que identificamos nessas duas culturas, onde a cerâmica, as cores, a palha e a pimenta marcam presença.

Tapetes de palha que foram usados como decoração na parede e estada de bamboo na instalação da vitrine.

Luminárias e sousplats tramadas.

Bancos e cestos de palha.

Ainda em estado de inspiração, fizemos uma pequena curadoria de produtos no site da marca que seguem com esses elementos, tão familiares também para nós, que vivemos a Bahia.

Produtos vendidos na Muy Mucho.

O colar de mesa é um acessório que ajuda a compor o ambiente, adicionando volume, textura e charme. É feito artesanalmente com o uso de diversos materiais, como contas, madeira, cerâmica sementes e linhas.

Apesar do nome, esse acessório pode sair da mesa para decorar a parede, criando movimento, ou vasos de plantas dando um toque especial.

Fizemos a curadoria de alguns modelos para inspirar você!

Pra fechar com chave de ouro, algumas das peças que encontramos em Maragogipinho, na Bahia.