Em maio de 2022, ao ser escolhido entre os 100 mais influentes (changemakers) fora do ocidente e do Vale do Silício, Paulo Rogerio declarou: “Fui surpreendido com o anúncio dessa lista global da Rest of World . Na publicação, fui reconhecido junto com grandes nomes e líderes mundiais por trás de marcas como Telegram, Nubank, TikTok, entre outras. E eu que nem achava que era possível entrar na faculdade”.
Quem está dizendo isto? Ninguém menos que:
Paulo Rogério Nunes, jovem afro-brasileiro, nordestino, empreendedor, publicitário, palestrante, que tem história, reconhecimento e prêmios de grande relevância, no Brasil e no mundo:
_ Especialista em diversidade étnico-racial;
_ Um dos 100 Changemakers (agentes de mudança) fora do Vale do Silício, pela revista Rest Of The World;
_ Está dentre os 100 afrodescendentes mais influentes do mundo, pela organização global MIPAD, parceira da ONU;
_ Único brasileiro convidado pelo ex-presidente Barack Obama para palestrar na abertura do primeiro encontro internacional da sua Fundação;
_ Membro do Berkman Klein Center da Universidade de Harvard, _ Especialista (fellowship) em Jornalismo e Novas Mídias pela Universidade de Maryland;
_ Colunista de revistas influentes, jornais e mídias importantes;
_ Palestrante para grandes marcas.
Aqui no Brasil, mais especificamente na cidade de Salvador, na Bahia, coloca a sua influência e expertise a serviço da comunidade, através de iniciativas de grande impacto, para pequenos e inovadores empreendedores, especialmente negros, da periferia de Salvador:
_ Sócio da AFAR Ventures, que atrai investimentos para o Brasil e que mantem a plataforma de mídia AFRO.TV;
_ Autor do livro “Oportunidades Invisíveis” obra pioneira sobre diversidade e inovação no Brasil, onde conta histórias de empreendedores que investem na diversidade. Brasileiros e também do exterior que conseguiram enxergar além do óbvio, com iniciativas inovadoras tendo a diversidade como um grande ativo;
_ Fundou a aceleradora Vale do Dendê, mais de 300 pequenos empreendedores na sua rede, gerando renda, fazendo pontes entre suas produções, com respectivos mercados e corporações do setor. Dentre os acelerados, culinária, startups digitais, áudio, mídia. mas também focado em cores, moda, ARTE BAIANA!
“A parceria do Instituto Mandarina é de muita importância para a Casa Vale do Dendê. Por meio do apoio que recebemos conseguimos revitalizar e manter nossas atividades na casa, possibilitando receber nosso público diverso, formado por empreendedores e visitantes nacionais e internacionais.”
Ana Cristina Araújo
Gerente de Operações Vale do Dendê
No prefácio deste seu livro “Oportunidades Invisíveis” Dr Hélio Santos questiona: “Por qual lente um jovem oriundo de Salvador, o bairro Alto da Teresinha lê iniciativas empresariais que fogem do figurino habitual? ….Paulo faz links entre o campo social e o setor corporativo, acreditando na produção inovadora que o mercado tradicional não foi capaz de captar”.
No livro podemos acompanhar também o poder da moda Afro, Xongani, grife de roupas e acessórios de inspiração africana, suas texturas, cores e padrões.